Dicas para pessoas extrovertidas durante a entrevista de emprego

10/12/2014 10:00

 

Dicas para pessoas extrovertidas durante a entrevista de emprego

Durante uma entrevista de emprego, pessoas extrovertidas correm o risco de deixar sua personalidade chamar mais atenção do que as qualificações profissionais. Confira três dicas para não deixar isso acontecer e ter a postura que os recrutadores procuram

Pessoas extrovertidas podem ser ótimas companhias. Entretanto, no ambiente de trabalho é necessário manter uma postura profissional para que a personalidade não chame mais atenção do que as qualificações e habilidades técnicas. Em uma entrevista de emprego a situação é ainda mais delicada, já que o candidato tem apenas alguns minutos para deixar a impressão certa para o entrevistador.

Se você é uma pessoa extrovertida e tem dificuldades para saber a hora certa de falar ou ouvir, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira a seguir:

1 - Quando é melhor ficar quieto
Economizar nas palavras durante a entrevista de emprego pode trazer diversos benefícios. Entre eles está o fato de que dessa forma você tem mais tempo para conhecer melhor o recrutador e perceber, por meio de suas palavras, aquilo que ele mais valoriza e procura identificar. Falar menos também evita que você acabe dominando a conversa de maneira negativa ou fale alguma bobagem.

2 - Pergunte ao invés de responder
Coloque o seu filtro mental em um nível muito exigente, ou seja, procure falar apenas aquilo que o recrutador pergunta, sem fazer discursos ou grandes explicações. Tomar o controle da conversa é uma péssima ideia, pois você estará invadindo um espaço que é do entrevistador.

3 - Relaxe
Muitas pessoas soltam o verbo quando ficam nervosas e perdem o controle daquilo que falam, sem pensar antes de dizê-lo. Para evitar esse erro, tente relaxar e controlar a ansiedade para que esses sentimentos não tomem o lugar daquilo que você realmente precisa mostrar, ou seja, sua competência para preencher a vaga oferecida pela empresa.

 

Fonte:  Universia Brasil 

Voltar