Como Conquistar Um Ambiente Corporativo Agradável

10/12/2014 11:54
Clima Organizacional

 

10/12/2014 11:54

Como Conquistar Um Ambiente Corporativo Agradável

   
Práticas comportamentais no ambiente corporativo
 

Estar atento às mudanças pelas quais estamos passando e estar preparado para elas são necessidades que nos deparamos em nosso dia a dia e temos que saber lidar. A postura diante das adversidades e diante das situações diárias é extremamente importante, seja para um líder, para um empreendedor ou para qualquer um que está no mercado de trabalho.

A palavra mudança já traz consigo mesma um quantidade enorme de significados. Por exemplo, em época de mudanças, é necessário estar atento a elas e se preparar, o que exige que cada indivíduo saia de sua zona de conforto. Conforme post anterior (caso não tenha lido, acesse www.juntosvencer.com), para psicólogos, o medo de mudar refere-se ao medo do desconhecido e surge da nossa imaginação, mas esse medo também nasce da falta de imaginação, ou seja, de nossa limitada capacidade de perceber o quanto o novo pode ser estimulante e motivador. O ser humano tem uma tendência a perceber o negativo maior do que perceber o que há de positivo, assim o que pode dar errado é visto com muito mais ênfase do que o que pode dar certo, levando à inatividade e ao comodismo. 

Em meios às mudanças, algumas práticas no ambiente corporativo devem ser evitadas. O ambiente ideal deve ser aquele no qual as pessoas que fazem parte sintam-se satisfeitas e se desenvolvam. De acordo com pesquisa realizada em 2013 pelo site de empregos Curriculum, o que mais atrai e retém talentos é ter um ambiente de trabalho agradável. Este estudo foi realizado com 230 empresas brasileiras e, na maioria delas, o principal investimento para convencer os colaboradores a ficarem é oferecer um bom clima corporativo. Em segundo lugar, aparece a participação nos lucros (29%) e os benefícios vêm em seguida, com 28%. Assim como nesta pesquisa, em outra realizada pela Randstad, seis em cada dez empresas dão mais valor a um bom ambiente de trabalho e 54% consideram mais importante trabalhar com colegas agradáveis do que receber bons salários. Mas cuidado, a amizade não pode ultrapassar o limite do profissionalismo, caso contrário o ambiente pode ser prejudicado com desentendimentos particulares. 

A fim de estimular um ambiente agradável, algumas empresas tem até como “normas da empresa” ações que devem ser evitadas. De acordo com estudos, um ponto importante a ser evitado é a “fofoca” no ambiente corporativo. Estecomportamento, assim como pode gerar desconforto para algum profissional, pode também prejudicar a imagem da empresa e tornar tóxico o ambiente de trabalho. No momento atual, no qual algumas empresas vem sentindo a necessidade de fazer desligamentos de profissionais para conseguirem atravessar o momento de crise, a fofoca também pode contribuir para desmotivar as equipes e, na maioria dos casos, levantar falsos alardes. Ou seja, a rede de “rumores” da empresa pode prejudicar estratégias, profissionais envolvidos nos comentários e até a equipe como um todo.

Iniciaremos uma reflexão com algumas dicas para evitar a fofoca no ambiente de trabalho e, em nossos próximos textos, teremos mais dicas importantes que visam um ambiente agradável a todos. Conforme comenta a consultora Marisol Camarinha, do Great Group, “Todo mundo sabe quem é o fofoqueiro. E essas pessoas não são bem vistas e perdem a credibilidade”. Para quem quer fugir deste tipo de comportamento, a consultora recomenda 5 atitudes. Confira e faça os ajustes que considerar necessário na sua postura profissional:
- Não alimente a fofoca
- Caso tenha ouvido a fofoca, não retransmita aos outros colegas. As 3 peneiras (cuja a ideia é atribuída ao filósofo grego Sócrates) são ótimos balizadores na hora de decidir se vale ou não repassar uma informação.
- Não seja o difusor de informações que podem virar fofoca
- Não se omita, não é preciso revelar ao alvo quem é o fofoqueiro de plantão, mas ao contar que ficou sabendo de uma fofoca que o envolvia e que gostaria de esclarecer o fato, a chance é grande de ganhar um novo aliado.
- Não se comprometa com a fofoca.

 

Voltar